Rua do Mercado, Loja C, 6270 - 495 Seia 238 315 855 238 082 106 [email protected] Seg-Sex: 9h-12.30h 14h-17.30h

Historial

A Associação Comercial do Concelho de Seia, foi criada em 1993 com a finalidade de defender e representar os interesses dos comerciantes do concelho de Seia e das zonas limítrofes.

Em 1998, alargou a sua área de actuação às empresas do sector da indústria e, consequentemente, alterou a sua denominação para Associação Comercial e Industrial do Concelho de Seia (ACICS).

A Associação tem por objecto social a defesa dos direitos e legítimos interesses dos seus associados, designadamente:

  1.  Representar os seus associados, mormente na defesa de interesses comuns;
  2.  Desenvolver uma acção visando o progresso sócio-económico em geral;
  3.  Promover um espírito de solidariedade e apoio recíproco entre os seus associados, com vista à manutenção de um clima de progresso e de uma justa paz geral;
  4.  Contribuir para o desenvolvimento cultural e profissional de todos os seus associados, incentivando e apoiando na dinamização das suas actividades, contribuindo também para a qualificação profissional dos colaboradores.

Através de Programas de Apoio, a Associação promove cursos de formação profissional desde 1994, nomeadamente no âmbito dos programas PESSOA, POEFDS, FORDESQ, Iniciativa Mulher, JTE, PME, EFA B3, AIBT Serra da Estrela, FORESTRELA, MODELARES CERTIFICADAS, CRIATIVA, DINAMIZAR e QIPME.

A Associação alargou ao longo dos anos a prestação dos seus serviços, a empresas dos concelhos de Gouveia e de Oliveira do Hospital, nomeadamente, ao nível do apoio técnico aos empresários e da formação profissional.

Além da formação profissional, a Associação tem vindo a criar outros serviços para os seus associados, tais como a prestação de apoio na elaboração de candidaturas a incentivos ao investimento, a disponibilização de informação sobre aspectos legais directamente relacionados com as empresas e outro tipo de serviços e informações.

Actualmente a Associação tem a designação de Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE), a qual foi alterada em 2007, precisamente para alargar a sua abrangência nas mais variadas áreas, em prol dos interesses dos seus associados.